O livro Pai Rico Pai Pobre traz importantes lições sobre o papel da educação financeira em nossas vidas. Nesse post, você vai entender alguns conceitos fundamentais para gerar liberdade financeira de acordo com este Best Seller de Robert Kiyosaki. Assista no youtube
A falta de educação financeira coloca a maioria das pessoas em um perigoso piloto automático na vida. Como resultado disso, a infelicidade no trabalho, dívidas que parece que nunca acabam e a sensação de trabalhar hoje para pagar o almoço de amanhã atuam como verdadeiros fantasmas para a maioria das pessoas.
Achei importante compartilhar alguns conceitos do livro que, na minha opinião, deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas brasileiras. Aliás, sempre me pergunto sobre quantas vidas poderiam ser mudadas se o conhecimento sobre finanças fosse mais difundido em nosso país. Interessante é que o pai pobre, que era o pai biológico do autor não era alguém de baixa escolaridade. Pelo contrário, ele fez faculdade, trabalhou para o governo ganhou um ótimo salário, mas nunca foi capaz de controlar suas finanças. Assista no youtube
Essa história é interessante porque ajuda a derrubar um mito de que quanto maior for seu salário, melhor será a sua vida. Isso é verdade apenas quando você toma uma postura proativa com relação a suas finanças. O outro pai do autor era o pai de seu amigo, o verdadeiro pai rico. Esse não teve nem o ensino médio,mas era empreendedor. Robert Kiyosaki conseguiu decolar, graças aos conselhos que recebia de seus pais, principalmente de seu pai rico. A mentalidade influencia de modo radical na situação financeira futura de cada indivíduo. Nesse caso um pai trabalhava pelo dinheiro e o outro fazia com que o dinheiro trabalhasse para ele.
O livro aborda também a questão da preguiça mental. Enquanto o pai pobre tinha diversos títulos acadêmicos e era altamente instruído, na hora de “pensar sobre dinheiro” ele era preguiçoso e não exercitava suas habilidades financeiras, nem as desenvolvia.Ele observou que seu pai pobre era pobre não pelo dinheiro que ganhava, que era bastante, mas por causa dos seus pensamentos e ações. Comprovando a tese já mostrada no livro, o que garante a estabilidade financeira é a inteligência financeira.
De modo fácil e simples ele resume uma das maiores lições de seu mentor, dizendo: “Você tem que conhecer a diferença entre um ativo e um passivo e comprar ativos. Se você deseja ser rico, isso é tudo que você precisa conhecer”. O problema, segundo o autor, é que muitos não sabem diferenciar entre ativos de passivos, ou ainda, compram passivos e imaginam que eles são ativos. (colocar seta ativo e passivo)Dessa forma, passam a vida toda sem saber o que é ter o dinheiro trabalhando para eles.
O autor ensina também, que Se você ainda não é empreendedor, deseja ser e já tem um objetivo claro, é importante trabalhar em algo que te leve ao seu objetivo final, pois quando você trabalha na área, está se preparando e assim, será mais fácil alcançar seus resultados. Um exemplo simples, se você quer montar um restaurante, o melhor negócio é trabalhar em um restaurante, pois irá aprender como funciona. A maioria dos adultos trabalha por um salário que não supre suas necessidades e ainda não ama o que faz,assim será infeliz por resto da vida.
É importante ter em mente que são duas formas de ganhar dinheiro e duas de perder. Uma das fontes de renda vem do seu trabalho, você precisa fazer algo para conseguir esse dinheiro, a outra vem de ativos, ou seja, um aluguel, dividendos, ações, entre outros e o mesmo gera mais passivo.. Em contra partida, você gasta seu dinheiro com alimentação, roupas e até mesmo produtos supérfluos, além disso tem os passivos, que são os que tiram dinheiro do seu bolso todos os meses. um exemplo simples, é Se você tem um carro, e esse não te da nenhuma fonte de renda, você concorda que esse carro é um passivo? O que isso quer dizer? Ele vai tirar dinheiro de você , pois terá que pagar impostos, manutenção,além do combustível. N descrição do vídeo tem um link que falo como obter ativos através da internet.
O autor esclarece também a diferença de negócio para profissão. Seu negócio é aquilo que te gera renda sem que você esteja trabalhando diretamente nele, já sua profissão é seu emprego. Robert adverte que não é preciso deixar sua profissão para ter seu negócio, o mais importante é diminuir seus passivos e despesas, de modo a proporcionar a compra de seus ativos. Ele ressalta que é de suma importância desenvolver negócios que você goste, atividades que tragam prazer.
Para sair da “corrida dos ratos” é necessário investir cada vez mais em ativos, até que a renda deles não só cubra suas despesas, mas seja possível investir novamente em outros ativos, aumentando a riqueza.Nesse ponto de independência financeira, não se precisa mais do salário e pode-se viver sem ele, esse é o conceito de ser rico para o autor.E arremata seu pensamento dizendo: “Os ricos compram ativos. Os pobres só têm despesas. A classe média compra passivos pensando que são ativos.