Muitas pessoas não sabem o sufoco que muitos empreendedores passaram para alcançar o sucesso. Muitos deles passaram muitos dias fazendo planos , organizando, estudando e colocando em prática suas ideias (imaginação). Muitas vezes esse processo demora e exige paciência, fé, foco e determinação.
Os filmes também ensinam muito sobre liderança, foco, sucesso e realização de sonhos.
Mãos talentosas (2009) – Este filme conta a história verdadeira de um neurocirurgião que superou obstáculos para mudar a história da Medicina. O jovem Ben Carson não tinha muita chance. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé em seu filho. Ela insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé seria seu dom – a essência que o levaria a perseguir seu sonho de tornar-se um neurocirurgião.
O Lobo de Wall Street (2014) – Baseado na história real de Jordan Belfort, um homem que fez dinheiro com sua corretora Stratton Oakmont, o longa conta sua trajetória e demonstra como a determinação e o fato de agir dentro das leis pode resultar em um negócio sólido.
A Rede Social (2010) – A saga de outro grande empreendedor é mostrado nesse filme. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, passou por inúmeras situações no começo de sua carreira, desde processos até o crescimento acelerado da rede social mais acessada do mundo.
Amor sem Escalas (2009) – Para os empreendedores que querem ter acesso a informações sobre gestão de pessoas e revisão de processos internos, esse filme é o mais indicado visto que o personagem principal viaja para diversos lugares do mundo com o objetivo de demitir funcionários de outras empresas.
À Procura da Felicidade (2006) – As dificuldades enfrentadas por um pai desempregado e sem dinheiro algum para poder dar uma vida digna ao filho fazem qualquer um se emocionar com sua história. O enredo, à princípio, parece não ter relação com o empreendedorismo, mas basta prestar atenção na trajetória que muitos empresários enfrentam antes de chegar ao topo. Há frustrações, desânimos e o ato de correr atrás dos sonhos. Nesse sentido o filme é uma fonte de inspiração para quem está no começo.
O empreendedor tem que ficar atento a cursos e palestras que possam ajudá-lo a crescer, porém, esses não são os únicos métodos de aprendizagem.